segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Meu encontro com Monsieur Periné

(Programação S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L.)
Sábado passado eu vivi um dos momentos mais fantásticos de minha vida em minhas relações fã-ídolo. Tudo aconteceu em um evento pré-carnaval (o S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L.) na Praça da Savassi, em Belo Horizonte. Eu gosto muito do Carnaval e os eventos de rua são sempre bastante atrativos nessa época do ano. Acordei na manhã desse domingo decidido a comparecer. Apesar de ter confirmado presença pelo Facebook, eu não havia olhado a programação do evento nem as bandas que ali tocariam. Subitamente uma vontade de verificar as atrações do evento me ocorreu (acho que foi obra de Iemanjá. Dia 02 de Fevereiro é seu dia e pouco antes eu tinha saudado a Rainha do Mar, Odoiá! Ela me deu um presente e tanto! rs). Esperava ler somente o nome de bandas desconhecidas, mas para minha surpresa, estava lá escrito o nome de uma das minhas bandas preferidas: Monsieur Periné. Fiquei empolgadíssimo!

Eu conheci a banda Monsieur Periné no início do ano passado devido a um evento que acontece todas as sextas-feiras na PUC-MG: a Sexta Erudita. Lá é comum que se apresentem grupos musicais de Belo Horizonte e naquele dia foi a vez do grupo BH Gypsy Jazz (já que não encontrei nenhum site do grupo, vou por um um vídeo deles que está no YouTube). O grupo fez cover de algumas músicas francesas famosas e algumas outras que eu não conhecia (não sei dizer se chegaram a cantar alguma de autoria própria). Entre as músicas que eu não conhecia, uma me agradou muito: Cou Cou. Após a apresentação, eu procurei a música na internet e a encontrei cantada por Catalina García, vocalista do grupo Monsieur Periné. Eu achei a voz dela muito gostosa de se ouvir e pelo nome do grupo, julguei que se tratasse de alguma banda francesa. 

(Grupo Monsieur Periné)
Fiquei bastante interessado por Monsieur Periné e resolvi buscar por outras canções. Para minha surpresa, eram todas músicas latinas cantadas em espanhol. O site da banda também estava escrito nesta língua e então pensei se tratar de uma banda espanhola. Mais tarde, assistindo a algumas entrevistas e lendo sobre a banda descobri que na verdade, Monsieur Periné é de Bogotá, capital da Colômbia. Pra mim, a ideia de uma banda querida em um país vizinho é ainda mais excitante do que em um país do outro lado do oceano Atlântico. Desta forma me tornei um grande admirador da banda.

(RT de @monsieurperine)
Monsieur Periné não é muito conhecida no Brasil. Eu imaginava que por esse motivo demoraria um pouco para que fizessem algum show por aqui. Por sorte estava enganado. Demorou apenas um ano pra que esse show enfim acontecesse. Monsieur Periné confirmou presença na S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L. e nos carnavais de Recife e São Paulo. Não bastava assistir a um show de uma das minhas bandas preferidas em plena praça pública, tinha que ser a primeira performance deles no Brasil! No palco, estavam todos claramente contentes pela nova experiência e Catalina estava graciosa em seus sorrisos e em seu portunhol.

(Eu e a Catalina)
No momento de sua apresentação não deu outra. Estava na primeira fila da plateia e fiquei na grade cantando "La Tienda de Sombreros", "La Ciudad", "Sabor a Mí", "Cou Cou" e "La Muerte". Foi um momento inesquecível. Mas o melhor ainda estava por vir. Tenho uma amiga (Camila) que namora com um dos integrantes da banda Power Muzak, de Belo Horizonte (André). A vocalista da Power Muzak (Carol) foi quem recebeu os integrantes de Monsieur Periné em BH e portanto, ela sabia em qual hotel eles estavam hospedados e já tinha iniciado uma amizade com a Catalina e os meninos. Sabendo que eu sou um fã da banda, a Carol me levou no hotel pra conhecê-los. Lá no hotel eu conversei com a Catalina e com o guitarrista Nicolás Junca. Os demais só deu pra cumprimentar. A Catalina e o Nicolás esbanjam simpatia. São super simples. Apesar de eu ter ficado um pouco apreensivo, eles descontraíram o ambiente. O Nicolás até se sentou do meu lado no hall de entrada do hotel enquanto o resto da banda se trocava no quarto. Ele me disse sobre os próximos shows no Brasil, nós conversamos rapidamente sobre BH e o Carnaval no litoral do país. Pouco antes eu havia cumprimentado boa parte da banda ali mesmo no hall do hotel. Quando a Catalina chegou eu fiquei um pouco apreensivo. A Carol a cumprimentou e então me apresentou como um "grande fã". Naquele momento Catalina olhou pra mim meio surpresa. Me deu um abraço e então eu a contei como conheci a banda dela. Ela sempre sorrindo e eu abestalhado. Então a Carol pediu pra que batêssemos uma foto e a Catalina sequer exitou. Me abraçou e sorriu pra primeira foto e então pôs a mão na cintura e fez uma careta para uma segunda foto. A Carol me disse: "Jean, ela tá fazendo careta, faz também!". Então eu fiz e essa foi nossa segunda foto. Infelizmente meu cabelo estava molhado em cima devido à chuva e ficou horroroso nas duas fotos, mas dessa vez eu deixo passar. haha.

(Fazendo careta)

Ainda estou estasiado com tudo o que aconteceu, mas essa lembrança vai ser algo que sempre levarei comigo e espero poder reencontrá-los em outros shows. Nessa vida eu não duvido de nada!


2 comentários:

  1. Ahhh... q bacana, esse momento, a foto...

    Fiquei surpresa por BH trazer-los!
    Fui justamente por esse show, disposta a tomar chuva alegremente! :))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, foi tudo lindo! Tomei chuva sem dó também! hahahah

      Excluir